quinta-feira, 31 de julho de 2008

GAROTAS DO SURF


O surf feminino está em plena progressão, pelas praias do mundo. Por onde se anda pode-se avistar o colorido das gatas e suas pranchas. No circuito mundial, uma troupe de saudáveis garotas como Stephanie Gilmore na areia, ditam o ritmo e mostram os limites. Agora recentemente no circuito mundial, uma pequena e grande surfista de 14 anos, roubou a cena junto aos pilares de Huntington Beach, na Califórnia. Trata-se da hawaiiana, Malia Manuel, que mostrou a que veio e ainda vai dar o que falar, com o power de seu surf. Linhas de formas verdes radicais, porém muito maduro nas performances. Do outro lado do oceano, uma outra jovem hawaiiana, Joy Monaham, botou prá quebrar na França, com seu longboard. Com apenas 22 anos, Monaham, fisgou o titulo de campeã mundial no Roxy Jam 2008. Ela que já surfou em Fiji, Bali, Austrália, México e Califa, declarou; adoro uma boa competição. E diz também que se sente abençoada por fazer parte de uma cultura com a que se tem no Hawaii e viver o estilo de vida que o surf proporciona. Com essas duas vitórias os hawaiianos estão deveras contentes. Quanto a nós, só temos que aprender e torcer para as nossas, Silvanas,Titas, Jacques, que vem por aí, levarem o esporte a sério e conclamar os empresários a apostar nas meninas, de forma correta e profissional. ALOHA GIRLS

segunda-feira, 28 de julho de 2008

RED BULL BIG WAVES E NEWS


Rolou e foi o maior espetáculo de surf em big waves. Faces de 6 a 7 metros guspiam a galera que dropou Dungeons, no conhecido pico sul africano. Bravos mais uma vez para o nosso representante tupiniquim, Carlos Burle. O cabra bom, foi lá e no braço (remada) fisgou um segundo lugar e ainda faturou uma graninha extra pelo tubo mais profundo. Grant Baker, sul africano, foi o vencedor. 24 figuras tomados participaram deste que foi um dos mais espetaculares evento, que comemora dez anos neste 008. Enquanto isso pelas águas de Bali, onde a galera do WCT se concentra, os brasucas, Rodrigo Pedra e Heitor Alves, não perdem tempo e soltam seu surf nas bancadinhas, até o prime event iniciar. Agora aqui no nosso sul, debaixo de muita chuva, o galego, Borges, do alohapaziada, me comunica que os filmes surf, vão rolar na quinta no CIC, prá galera não amarelar e ir prá Floripa. Por lá, aproveite para protestar contra a desfiguração no Canto do Gravatá, que pode rolar se vc ficar calado. Então GRITE!!! Entenderam o samba da minha terra, deixa a gente doido. É isso good week!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

FALA ALMA HAWAIIANA- CONEXÃO DIRETA


Estas linhas foram produzidas pelo irmão do mar, Jairo Lumertz, que está no north shore de Oahu, sobre o trabalho de Virgi, que segura o microfone na foto junto a Bocão, no sul. Curtam.

“Parabéns Virgilio, já tinha visto a matéria e mostrei pra galera aqui no HW, tu és mesmo o guerreiro dos pampas, por aqui tá um marasmo, onda tem sempre, mas amigos de verdade só aí na nossa terra, tenho trabalhado bastante. Hoje surfamos eu e o Igor no east side umas ondinhas de vento de uns meio metro, parecia o coquinho da plataforma de Tramandai, bem divertido, duas manobrinhas e fechava tudo. Agora vamos fazer um churras pra comemorar o novo pico, que apelidamos de picumam, é que não tem acento no computador, mas significa aquela fumaça preta que sai quando queima um pneu ou um plástico. Ninguém surfa lá, mas agora vamos crowdiar, meu irmão mais velho vai vir na próxima semana com a piazada e esposa, vai ser legal depois de quatro anos sem se ver, e o Igor então, há sete anos, nem lembra mais. Tamo aí na luta esperando as bombas de waimea chegar, daqui a três meses começa a bombar. é a nossa meta. Estamos aí não sei por quanto tempo mais, mas as portas estão abertas, é só vir meu amigo, que vamos nos divertir por aqui, um grande abraço pra ti e pra família, parabéns pelo trabalho que está finalmente sendo reconhecido, nem todos sabem ainda, mas tu é um grande herói na historia do surf gaúcho e tua garra nos motiva, valeu virgilio por cuidar dos nossos surfistas. Fiquem com Deus e até mais.” Jairo Lumertz

segunda-feira, 21 de julho de 2008

REGISTRANDO...REGISTRANDO...REGISTRANDO...


Recebi mensagem de um qirido amigo e só prá registro, coloco um pouco de sua vibração e energia aqui. Trata-se de Virgilio Matos, penetra do workshop de conhecida marca aussie, Rip Curl, que rolou findis passados. Galera do surf em peso no Santander da capital,RS, lojistas, surfistas e midia. Mas a adrenalina estava em ouvir ao carioca, Ricardo Bocão, explanando a trajetória da marca e após traçando a trajetória de seu perfil. Esse foi o show q deixou meu brother extasiado frente a lenda. Ele também q cuida e milita na situação das MORTES POR REDES DE PESCA, no RS, foi chamado por Ricardo a falar s/o assunto. O que o deixou mais alegre e atônito com a chamada, sem estar no script. Mas como diz Virgi; ele não deu o banho do findi como queria, mas assistir a lenda falar, porque o cara fala, foi uma grande sessão de puro surf. Na foto, Virgilio, se situa no meio entre as figuras conhecidas.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

MAIS UM CANECO E DOLARES


Bem quanto ao quesito idade chegando, 38 anos, penso que Mr.Slats, esta cag....e andando, para este tipo de colocada. O que importa para ele, talvez seja mesmo as competitividades do tour. Tanto de estilo, surf, social e outros papos mais. O bixo se supera em todos os quesitos, sempre cool e a la francesa. Chamam o figura de marrento, mas combinamos, vencer o atleta, inda vai demorar. Quem sabe chegue a 10 titulozinhos. Deus sabe!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

QUE CULTURA É ESSA? A DA EXECUÇÃO

Venho aqui demonstrar meu repudio a desqualificação dos atuais senhores da segurança de nossas capitais.A tal da Policia Militar, no país tem andado sinistra.Na cidade Maravilhosa,a cobra fuma.Só para ilustrar, semanas atrás um estudante morreu na frente de uma danceteria, por besteira. O bixo foi alvejado por um segurança, guarda-costa, alterado. Semana passada, uma crinaça de três anos, cai tombada frente a artilharia de PMs assustados, podemos assim dizer.Dentro do carro, ainda estavam a mãe e um irmão de nove meses. Agora esta semana, um trabalhador, sequestrado, cai frente a mais uma artilharia de inconsequentes defensores da cidadania e bons costumes.Isso tudo com gravação de cena ao vivo, mostrando a tal qualificação dos elementos para a segurança deste mesmo cidadão. Resultado, o bandido tá vivo e o cidadão, -poderia ser voce- está morto. Tudo socialmente explicado e constatado. Essa cultura da execução tá se tornando lei.Quéisso! Vamos protestar e botar a boca no trombone, sim!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

SKATES LONGBOARDS VEM AÍ


Eitcha segunda-feira porreta neste sul maravilha.Um veranico em pleno julho, bons ventos, bom surf, boas temperaturas e a crowd toda na praia e nas ruas. Mas a big novidade para este inicio de semana é que o Rodrigo Careca, um alucinado pelo skate down hill, resolveu dar uam força para a galera do speed. Ele que foi o criador, volta a se envolver na fabricação dos shapes de longboard e montagem dos carrinhos. A tal famosa, Pé na Tábua, conhecida entre os speedeiros da Costa Doce, volta a bombar com atitude. Aguardem mais e por enquanto bons drops. Na foto a galera na Macedo, curtindo, curtindo....

sábado, 12 de julho de 2008

HOJE É DIA DE ROCK


Há.há,há,há. O sul sempre teve grandes destaques no meio rockn roll e no dia 13, aniversário do Rock a coisa fuma legal por aqui. Tudo na paz e muito profissional. Vários eventos e shows detonam na semana e no fim de semana. Tem o Rock in Rua II na cidade de Sapucaia, tem o Back in Black, na Usina do Gasômetro de Porto Alegre, com Replicantes, Street Flash, Hibria. Tem o Gig de Rock, Festival independente no Porão do Beco em Porto que reune 40 bandas em dez noites e está rolando há uma semana. Bandas de Sampa, Brasília, RS, Argentina e França, com altos debates e palestras rock. Sem falar que os Planondas, estão na lista que concorre a vaga no Fest Lolapoloza 2008, em Chicago. Em São Leopoldo, tem o Rock pelo Rio Sinos, aquele que transbordou de peixes mortos. Uma parada com altas bandas também. Então voces nas cidades tem o que fazer. Se movimente!!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

NÃO ESQUEÇAM OS SHOW E OS PAPOS


Muita coisa nova rolando no Fest da Alma. Além dos shows, palestras com figurinhas carimbadas e muito buxixo mais. Além é claro de vc poder rever seus amigos de long time. Voce sabe surf é surf e faz um bem a cabeça saber novidades oceânicas. ALOHA ENTÃO!

OLHA A GALERA DA ALMA AI GENTE


Não poderia deixar passar em branco, essa parada multimidia e que está em tudo que é release surf por aí. Em Sampa, no meio de toda aquela Babilônia, um canalzinho para voce remar, rumo as modernidades do esporte que mais cresce no planeta. Procure e prestigie. Firmeza!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

É O VALA NA VIDA - WAGNER PUPO


Hoje no planeta terra que cada vez fica mais habitado e povoado, nada como se cultuar mais a família. Não endeusarmos, mas sim darmos o valor que lhe é devido, afinal no seio da família é que nós recarregamos as baterias e nos sentimos bem defendidos. Pensando nisso e em vários amigos que criam as suas, deixo aqui registrado um novo filme que foi lançado em SP. Trata-se do “Ohana Pupo”, produção do fotógrafo, Munir El Haje, que mostra um pouco da vida do “Vala” atleta de Cristo e experiente surfista, Wagner Pupo e sua família. O filme teve seu lançamento pra galera em Boiçucanga, São Sebastião, litoral norte de SP, dia 05 passado. A fita mostra um pouco da ação de Wagner e seu filho, Miguel, que vem arregaçando no surf brasileiro, seguindo os passos do pai. Um profissional que vez por outra ainda dá calor nos eventos do Super Surf, deixando a nova geração de cabelo em pé. Pupo, com sua humildade e seu surf, tem trazido bons títulos ao Brasil e conforme Deus tem escrito, o figura ainda vai dar muito que falar. Procurem assistir ao Ohana Pupo e confirmar tudo que você queria para você.

Essa é mais uma prá galera ligada em vídeos de ação e documentários. Foi lançado também e circula por aí, o documentário “Surfando as Montanhas Sagradas do Himalaia”, terceira parte da trilogia de snowboard “Surfing the Mountains” de Oscar Metsavaht e seu irmão. Procurem ver.

Prá registro: passou voando pelo RS, a escritora somaliana, Ayaan Hirsi Ali, naturalizada holandesa, residindo atualmente nos EUA. Conheça a história dela. A escritora Lya Luft, teve a big oportunidade de estar com ela numa reunião no Palácio do Piratini e resume bem a figura de Ali, na última edição de Veja.

Finalizando o post, Presidente Lula, vai convidar FHC para jantar! Acreditem!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

MAGRELAS BARRADAS E NEWS


Bom Dia, tamos aí de volta a carga, sem babação, sem misturas e sem mau-caratismo. Falando na velocidade do tempo e dentro do real, real. Nada de ficção. Outro dia, me sensibilizei muito com a atitude do biker, Poti Campos, que coloca a população gaúcha a par das boas transas do ciclismo no estado. Em uma de suas últimas colunas no jornal ZH, ele discorre sobre o futuro e o presente num local que é de graça para o público. Mas que tipo de público? Sinta o drama.
ATRASO NA MODERNIDADE
Inaugurado em maio passado a sede da Fundação Iberê Camargo (POA) segue o risco de se tornar um bom exemplo de atraso da capital em mobilidade urbana. O acesso ao estacionamento por lá é restrito a carros. De bicicleta não. O prédio localizado junto a um dos principais roteiros de ciclistas da cidade, restringe e proíbe a entrada de magrelas no seu estacionamemto. Vale lembrar que Iberê (1914-1994) um dos grandes da arte do século 20, buscou inspiração nos usuários de bikes, para produzir a série, “Os Ciclistas” que está em exposição no local. Alias é justamente, o esboço de uma bike que serve de Logotipo a Fundação. É mole!

ENQUANTO ISSO......
Foi inaugurado na capital do RS, a mais nova Galeria Pública de Street Art, que fica no túnel que leva ao Trensurb da estação rodoviária. Uma parada muito louca com muitos grafitis de feras da latinha. Vale a pena transitar no local e conferir, o colorido dos visuais e figuras produzidos por lá.
INTERNACIONAIS AGORA
Bravos para o exército colombiano, que numa manobra sinistra e espetacular, sem soltar um só tiro, resgatou a senadora, Ingrid Betancourt, 46 anos, há cerca de 06 anos nas mãos das Farc. Foi uma grande vitória para o governo da Colômbia. O Presidente da França, recebeu Ingrid, de braços abertos, junto com toda sua família. A colombiana, prometeu mais luta para libertar cerca de 700 reféns ainda nas mãos das Farc.
Já pelos lados da África, Roberto Mugabe, presidente do Zimbábue, desde 1980, foi reeleito novamemte, num 2º turno, por força de sua ditadura, sustentada por discursos nacionalistas e pela complacência de outros paises africanos. O modelo do ditador sul-americano, Chavez, está criando escola no outro lado do Pacifico. Fique esperto e bem ligado. Essas transas são um ópio, um mal, prá humanidade.

É isso tribo do mar, estamos de olho vivo nas transas do planeta e da vida real. Vá clicar no blog.generacion y você pode acessar free e saber coisas legais.

terça-feira, 1 de julho de 2008

O FUTURO DO SURF GAÚCHO



Bem, iniciamos esta postagem com os parabéns ao maior surfista gaúcho de todos os tempos, Rodrigo Pedra, que vem representando muito bem a bandeira dos pagos, no circuito mundial. Sua atuação impecável, unida a sua experiência, o levou a uma boa colocação no Guarujá,SP. Ainda aguardamos outro bandeirante gaúcho a desbravar os caminhos no tour. Enquanto isso, vamos dando forças ao surf amador e profissional no estado. Tarefa non grata, pelas dificuldades de um esporte individual e de se lidar com muitos megalomaníacos. Mas vamu a carga. Realmente esta temporada está sendo casca-grossa. Vamos adentrando o segundo semestre e nada de novo tem pintado. A história do surf gaúcho está resumida no refrão, cão que late só dentro de seu quintal. Não temos destaques no circuito brasileiro amador e profissional e nem no town in. O que aparece são algumas coisas, comentários superficiais, sem muita motivação para serem colocados no ar para a tribo das ondas. Outra tchurma da pesada nos 90 e que agora não se ouve falar muito é a galera dos longboards. Ninguém viaja para fora, ninguém compete no brasileiro, ninguém representa no mundial e por aí vai. Resumindo o que mais podemos comentar nos litorais do sul; é a postura, determinação e trabalho de nossos juizes e diretores de provas. Os melhores da região. Então é isso. Bem falado e compreendido. Agora vamos surfar. ALOHA