quinta-feira, 28 de junho de 2012

A VIDA EM EVOLUÇÃO NA ARTE

Um artista mergulhador, Jason Caires Taylor, criou no Caribe um museu marinho que está dando o que falar. As figuras no fundo do mar são feitas em material poroso, uma espécie de concreto ecológico de pH neutro, que vai resistir algumas centenas de anos debaixo d’água, e que facilita o crescimento de corais e o abrigo de várias espécies, como peixes pequenos, crustáceos, ouriços e estrelas do mar. As criaturas oceânicas, aliás, são peças fundamentais para o trabalho. São elas que colorem, distorcem e transformam as dramáticas figuras submersas, construindo uma ambiciosa, mutante e frágil representação da evolução da vida. Jason é mergulhador, fotógrafo aquático, instrutor e sacou seu certificado de escultor da gaveta e o levou para o fundo do mar, onde cuida deste dinâmico museu,  juntamente com toda a fauna que ali se instalou. Na realidade o cara criou arte com vida e com a preocupação de manter o meio ambiente oceânico em evolução constante e preservada. Fonte Casa Vogue. Há; o museu está em redor da Ilha das Mujeres em Cancun.

terça-feira, 26 de junho de 2012

NADANDO NO NORTH SHORE


Numa bela manhã de sábado a galera se reuniu em Sunset Beach, para uma milha de boa nadada. Meu bom amigo Jairo Lumertz, deve conhecer bem os caminhos dessa galera aficionada em percorrer as águas translucidas do north shore. No sabadão, eles nadaram via inside até o Ehukai Beach park. E vem mais prova por ai. Neste inicio de julho a cobra fuma entre os swimmers locais. Waimea Bay é o pico.



quarta-feira, 20 de junho de 2012

REGISTRO: PREMIAÇÃO DA SINISTRA



Não podemos deixar passar batido, afinal o muleke foi a luta e conseguiu realizar mais um belo feito. Pete Marchese, finalista da fechadeira mais sinistra, no evento da Surfar, o Alfa Barrells, levou o cheque. Ele também aparece bem dentro do magazine, procure por ai para conferir. Mais um sulista fazendo história nas ondas do planeta. Na shot de Pedro Monteiro, ele o da direita com seu cheque e a fotógrafa, Tatiane Araújo, a esquerda que clicou a fera com o seu. No meio o big Cesarano, que é cicerone do muleke no Rio. A entrega dos premiados rolou na Barra, sábado passado.

Papos da maior importância estão rolando no dia de hoje na Rio+20. E a galera do Surf Sustentável tá dentro e tem encontro. Voce que se liga e se preocupa com o meio ambiente e demais assuntos, e se encontra na cidade maravilhosa, tá convidado a prestigiar e participar.
Finalizando lembro a todos os prezados que hoje é o DIA INTERNACIONAL DO SURF!
ALOHA

sexta-feira, 15 de junho de 2012

RIO + ou - 20



Hoje o local chamado de Cúpula dos Povos ferveu com a presença do Cacique Raoni, um dos simbolos da causa indigena no Brasil. Ele chegou manso e simpatico como sempre e pediu a união de todos os povos indios. "Temos que nos unir. Enquanto tiver forças vou lutar contra as coisas que o homem branco faz com os índios. É preciso respeitar a nossa terra e os nossos costumes. Vamos escrever um documento e entregar para o "grande chefe branco" (referindo-se às autoridades da ONU). Sou contra o desmatamento, sou contra barragem e a mineração. Defendam o seu povo, defendam a sua floresta!"
Ao final do discurso do líder, dezenas de índios Caiapós dançaram e cantaram para celebrar a presença de Raoni, no acampamento Terra livre que fica no aterro do Flamengo. Um indio do Pará, Mairicó da tribo Tembé, chamou bastante a atenção por estar de lap top e câmera, passando tudo para seu povo.


No nosso Estado, os principais problemas são os desmatamentos feitos por empresas multinacionais e os igarapés, que estão secando.
Segundo Mairicó: "Não podemos ficar isolados. É preciso ter acesso à informação. Pela internet, nós, índios, ficamos ainda mais unidos porque
conseguimos nos comunicar entre nós mesmos e com o mundo. A gente não usa a internet para brincar, usamos para nos comunicar".
É isso a Rio+20 vai fumegar mais ainda. Aqui fotos de Jadson Marques e fonte da R7.com por lá voce confere mais.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

PRÁ REGISTRO



Duplinha emblematica e com muitos fãs pelo planeta afora. O de boina, a esquerda se vivo fosse, completaria 84 anos hoje. Sujeito de vida desequilibrada e até hoje mal contada. O outro parceiro, que agora já está mais senil do que era.Vive ainda como ditador daquela bela ilha, onde os cegos coitados, o tem como idolo e o povo passa miséria. É a história do mundo contada em prosa e verso, o resto é marola triste! Firmeza.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

MEDINA, VICE EM FIJI



Abro a cena da semana com o Senhor dos Titulos, sorrindo largo e feliz prá dedéu. Afinal ele venceu o Fiji Pro em Cloudbrak e logo em cima de seu maior algoz, desta atualidade. Kelly, não parou mais de sorrir, após o toque da sirene no outside. O ianque tava tão eufórico que quasse travou os carrinhos da face. Ele mesmo deu a resposta aos repórters de plantão em Fiji. Segundo observadores, ele deixou de ser freguês do tal Vice-campeão e mais uma vez consolidou sua fama de Mr. imprevisivel, ou seja o ET do surf.

Um dos melhores braso no evento, foi este cara entocado na craca, Adriano. Ele passou por baterias memoráveis até ser barrado nas quartas. Minero, deixou o cristão CJ meio nervoso e cabreiro, em bateria onde CJ levou a melhor. Quem conhece o surf de De Souza, sabe que não tem essa de pressão prá cima dele. Ele vai lá e chuta o balde, a trave,e a rabeta do foguete com determinação. Neste Fiji, ele terminou em nono, por detalhe do destino. Na tal bateria com CJ, o ianque cristão embarcou numa wave aos 46 regulamentares, fazendo o que sabe e foi prás semi com seu conterrâneo ianque, Slats.

Outro sujeito que se soltou e botou o pé: não na jaca, mas no foguete, foi o vice, afinal Deus é braso também. Gabriel Medina, não tava mareado não, ele veio de Maresias, onde os tubos são azuis e perfeitos, e botou prá baixo, claro sempre correndo, ops, fluindo atrás de boas notas. Mas os juizes decidiram a fatura para o ianque senhor dos titulos, que levou um calorão dentro dágua. Uma por não querer ficar freguês desse moleque, indio tupiniquim e outra que a sua educação não permite, só levar lavada. Por isso aquele sorriso largo, abobado o tempo todo. Mas depois o qirido se corrigiu e disse que Medina, irá liderar a cena nos próximos 20 anos. Como que se sentindo profeta surf. É um figura!

Bem depois de tanto blá,blá,blá, voce sabe o que importa é o money, faz me rir, bufunfa, grana brother! E Slats meteu,....as doletas no bolso. Sò U$ 75 mil e mais um punhado de pontos no ranking é claro. Medina, indio, levou só U$ 30 mil e um punhado de pontos que o levaram a lugar confortável no ranking. Mas já tá de mala feita. Agora voce procura os saites especializados e confere as fotos, papos e videos né! Aqui todas as shots são da ASP/Kirstin. Boa semana a todos na paz de Deus. ALOHA

sábado, 9 de junho de 2012

VOTA NO PETE LÁ NA SURFAR



Pois é galera, esse moleque com cara de bate-fofo, o Pete, anda navegando alto em outros mares fora das nossas águas. Posso dizer do estado e do país. Um figura que com a força de mentores surf,( Gordo Cesarano, Ávila o Batata e Claiton Falkemberg) não tá deixando a peteca dos gaúchos cair. Assim como Pedra, ele vai toda hora em busca de seus ideais.

E o muleke bate-fofo representa muito. Neste dia ele tava se preparando para mais uma jornada e prova da pesada ao mesmo tempo. Foi adrenalizado para o Alfa Barrels Contest que agora tá com video produzido pelo Tojal na rede. E Peterson Marchese; esse é o nome de registro, 17 anos botou prá dentro da mais sinistra. Bravos para marca WET DREAMS que o apoia no leash,e decks fortes e seguros para as descontroladas.

PETE E O ALFA BARRELLS CONTEST – RIO
Um puta evento muito louco e muito sério, na cabeça dos cabeções atirados. Entre eles muitos profissionais, free surfers e até convidados bem chegados. O ilustre Pedro Tojal, com seu formato espetacular, definindo novos parâmetros dentro do surf de alta performance. Um formato freedom, com valorização do cara que surfa na praia e não aparece nas revistas, porque não é conhecido claro. Um detalhe que eu procuro mostrar aqui no sul, porque esse é que pode ser a vanguarda e como diz, o pro Jerônimo Vargas; muitas vezes tô aqui pegando o tubão da vida, quase morrendo e ninguém para documentar, registrar e muitas vezes assistir. Então esse evento da Surfar e Hang Loose é o bixo. Outro figura, o Gordo Cesarano, comenta: tá pequeno tem cinqüenta, agora sobe o mar, e aparece só seis cabeças.
Tojal, ainda enfatiza; a parada é prá valorizar os caras que tão dentro dágua de verdade e não só os que estão saindo na mídia. Então todos vão ser recompensados; o fotógrafo que rala, dentro e fora dágua, o cara que dropa, o cara que toma a vaca sinistra, o sujeito que pela atitude vai lá e representa, então o evento é pro surfista. Todo mundo vai votar e vai poder participar, o que esteve na praia e o que não esteve, o que viu e o que não viu e o que é surfista e o que não é. Um evento num lugar onde todo mundo segue sua vida livremente com o funk de trilha sonora. Alfa Barrels, onde você entra com uma e sai com duas, ou seja cada vaca e tubo mal feito, parte sua prancha em dois. Entre os ilustres e as bombas do Alfa Barra, um gaúcho tá fazendo escola. É o moleque que usa as pranchas Tricoast e não amarela, Peter Marchese. Garotão das Tramandas, pico clássico sulista, quintal dos irmãos big riders, Lumertzs, que fazem seu papel no meio da tribo. Um o Jairo, vindo do Hawaii, após anos surfando os out reef e shapeando, e o outro o Igor, agora radicado na Califa, e seguindo carreira no big surf mundial. Pete foi destaque no magazine surfar e na trilha e no vídeo do Alfa barrells que está animal. Procure assistir e se divertir, você vai poder conferir que elas estavam descontroladas e Gabriel Pastori, foi um dos que dropou a maior do baile. O evento teve a presença de João Chumbinho e seu irmão, Lucas, além de big riders conhecidos como Wilson Nora e Bruno Santos de Itacoatiára. Na página da revista Surfar do Annibal, você vai lá olha, curte e vota, no Pete claro! Bom final de semana e uma volta do feriado na paz e sob a proteção de Deus nas estradas deste país. ALOHA

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A COBRA TÁ FUMANDO...FIJI



Ontem pela manhã a bancada de Cloudbreak funcionou legal e Raoni Monteiro, se superou, sendo cumprimentado até por Slats, por ter dropado uma monstra e jogado prá dentro. O resultado é que Raoni, acabou se lesionando no joelho. Enquanto isso a galera do tour e os atirados, faziam as performances subirem de qualidade. Assim como as pranchas.

Na foto o aussie, Dave Wassel, especialista em Cloud desde o ano passado. O figura com sua nave, um gun preparada para o perrengue, vai com certeza aparecer em muitos videos de Fiji. Enquanto alguns brasucas sairam do evento outros estão no terceiro round. Hoje são cinco, e prá não sofrer tanto os caras (ASP) se transferiram para Restaurant, a bancadinha casca grossa que pode produzir muito acidente. Prá infelicidade nossa, Alejo Muniz e Gabriel Medina, fazem uma bateria canarinho, onde perder é voltar prá casa. Depois tem Heitor, Miguel e Adriano, em baterias eletrzantes. As fotos são de Robertson/ASP

quarta-feira, 6 de junho de 2012

BOA IDÉIA ESSA!



Sem necessidade de usar chaves ou outras cositas mas! Se liguem.

terça-feira, 5 de junho de 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE É



Nos setenta da era do power flower, lá pelos lados do Pacifico, em algumas ilhas era normal se avistar surfers em total freedom, cavalgando altas e lindas ondas, destituidos da sociedade purista e imperialista norte-americana. Essa postura apreciada por alguns na época, se remetia ao protesto contra a guerra do Vietnã. A hawaiiana de Kauai, Laura Blears, irmã do campeão Jimmy, protagonizou cenas estonteantes nas beachs locais. Um misto de beleza e personalidade rebelde, num meio ambiente nada nocivo e purista.

E hoje, quem é o culpado disso tudo no planeta. A natureza, o meio ambiente que resolveu se rebelar, mostrar sua transformação, ou nós homens que com multi idéias criativas vamos sufocando a natureza e o próprio planeta que vivemos. É de pensar e obter soluções. Bom dia Internacional do Meio Ambiente a todos. ALOHA

segunda-feira, 4 de junho de 2012

SURF EM PROGRESSÃO



Bem, abrindo os trabalhos da semana, parabéns a Caetano Vargas, da Oceano e Index Krown sulista, que ralou e chegou lá. O paranaense, colou o pé no lugar mais alto do pódiun em São Francisco do sul, na Prainha. Ele venceu a etapa do catarinense, Oakley Pro 2012, deixando Messias Felix, de Sampa da Pena, em segundo, Bruno Gallini, baiano da Mahalo e Joca Secco, em terceiro e o único catarinense da final, Matheus Navarro, da Oakley em quarto lugar. Apesar das ondas a Prainha trouxe uma galera a praia. A próxima está reservada para outubro na Vila da Zimba. Enquanto isso, Gui Ferreira, lidera o ranking com Yuri Gonçalves e Greg Cordeiro, no seu encalce. A foto do pódiun é de Basilio Bosque.



E lá pelos lados do oceano Pacifico, a cobra começou a fumar neste sábado que passou com o Volcom Fiji Pro, evento este de U$ 425 mil de premiação. É mole! A troupe da ASP já se encontra em Tavarua, mostrando serviço nas águas azuis, onde a performance já aponta high scores. O senhor dos titulos, Slats, se encontra no local e no primeiro dia a cobra fumou em ondas de mais de dois metros perfeitas. O saldo foi três brasileiros passando direto (Adriano, Alejo e Heitor) e quatro na repescagem. Já no domingo, o show de tubos continuou e Gabriel Medina, proporcionou a primeira nota dez no local. Já na sequência, Miguel Pupo, continuou o show, jogando prá fora o aussie, Wilco, que venceu em Saquarema no Brasil, numa espetacular virada. O William Panda, foi a nossa baixa, frente ao aussie, Taj Burrow. O cara sentiu a pressão e Taj fêz 12.66 X 8.07 de Panda.


Acima na foto da ASP o braso, Gabriel Medina totalmente entocado para o dez.

Nesta shot acima, Miguelito Pupo, curtindo também seu tubinho. Todas as shots são da ASP/Robertson. Hoje o mar deu uma baixada mas as waves estão perfeitas.

sábado, 2 de junho de 2012

TORRES - 1º FÓRUM DO MAR

NEUSA RUFFATO FALA NO FÓRUM - BRAVOS, BRAVOS!


MORTES EM REDES DE PESCA

A presidente do Instituto Thiago Rufatto, Neusa Rufatto, apresentou o trabalho que a Ong Mar Seguro desenvolve, emocionando os participantes do 1º Fórum Regional do Mar. “Meu filho perdeu a vida de maneira estúpida. Ele ficou preso em uma rede de pesca enquanto praticava seu esporte favorito, o surf. Infelizmente o Rio Grande do Sul ainda tem a pesca com redes de cabos fixos, que já vitimaram 49 surfistas ao longo dos anos. Penso que é preciso preservar a vida acima de tudo. Este formato de pesca não gera renda, prejudica o desenvolvimento de diversas espécies e ainda tira vidas inocentes. Temos de mudar este quadro, é uma responsabilidade de todos”, finalizou. Paulo Hargreaves, professor da UFRJ salientou que no Rio de Janeiro os próprios pescadores proibem este tipo de pesca. “É um absurdo ainda existir este tipo de pesca aqui. É lamentável, desde os anos 60 ela não é mais usada no Rio e os próprios pescadores não querem usar este tipo prática”, comentou.

Entendimento e diálogo para evitar mortes

Segundo o representante do Ministério da Pesca, Celso Kops, é preciso dialogar com todos os públicos envolvidos no problema das redes de pesca com cabo fixo no Rio Grande do Sul. “É preciso haver entendimento que os reais pescadores sabem utilizar seus equipamentos (redes, tarrafas, e demais artefatos) de maneira correta e identificada, sem colocar a vida de ninguém em risco. Somos solidários a Neusa Rufatto e as demais famílias que perderam seus filhos. É preciso juntar os pescadores, surfistas, gestores públicos e ONG`s, para juntos acharem uma solução e evitar outras mortes. Queremos o bem da população, e acredito que é preciso ouvir esta população”, ponderou.
Mais outros assuntos importantes como, o meio ambiente marinho nos costões foram mostrados e debatidos. O evento 1º FÓrum Regional do Mar, terminou ontem na cidade de Torres e foi bem relevante para a comunidade litorânea, convidados e estudantes em geral.
Assessoria: Gabriel Mello com foto de Adriano Daka